Historia do Shaolin Kung Fu

HISTÓRIA

Artes marciais chinesas antes de Shaolin

Registros históricos chineses, como os Anais de Primavera e Outono de Wu e Yue , as Bibliografias do Livro da Dinastia Han, os Registros do Grande Historiador e outras fontes documentam a existência de artes marciais na China há milhares de anos. Por exemplo, a arte marcial chinesa de luta livre, Shuai Jiao , antecede o estabelecimento do templo Shaolin em vários séculos. [1] Como os mosteiros chineses eram grandes propriedades fundiárias, fontes de renda regular considerável, os monges precisavam de proteção. Descobertas históricas indicam que, mesmo antes do estabelecimento do templo Shaolin, os monges possuíam armas e também praticavam artes marciais. [2] Em 1784, o Boxe Clássico: Métodos Essenciais de Boxe fez a primeira referência existente ao Mosteiro Shaolin como local de origem do boxe chinês. [3] [4] Este é, no entanto, um equívoco, [5] [6] mas mostra a importância histórica do kung fu Shaolin.

Dinastias do Sul e do Norte (420-589 DC)

Templo Shaolin estabelecido

Em 495 DC, o templo Shaolin foi construído entre as montanhas Song , na província de Henan. O primeiro monge que pregou o budismo lá foi o monge indiano chamado Buddhabhadra (佛陀跋陀罗; Fótuóbátuóluó ), chamado simplesmente de Batuo (跋陀) pelos chineses. Existem registros históricos de que os primeiros discípulos chineses de Batuo, Huiguang (慧光) e Sengchou (僧稠), ambos tinham habilidades marciais excepcionais. Por exemplo, a habilidade de Sengchou com o bastão de estanho e os ataques com as mãos vazias está até documentada no cânone budista chinês . [7]

A influência de Bodhidharma

Bodhidharma é tradicionalmente considerado o transmissor do Budismo Chan na China e considerado o seu primeiro patriarca chinês . [8] No Japão, ele é conhecido como Daruma.

A ideia de que Bodhidharma fundou as artes marciais no Templo Shaolin foi difundida no século 20, no entanto, essa ideia veio de uma lenda apócrifa desmascarada do século 17 que afirmava que Bodhidharma ensinou aos monges as filosofias do Budismo Chan, nas quais os monges foram então capazes de usar essas filosofias para criar suas próprias técnicas de combate do kungfu Shaolin . A ideia de Bodhidharma influenciando o boxe Shaolin é baseada em um manual de Qigong escrito durante o século XVII. Foi quando um taoísta com o pseudônimo de ‘Homem do Caminho da Coagulação Roxa’ escreveu o Clássico da Mudança de Tendões em 1624, mas afirmou tê-lo descoberto. O primeiro dos dois prefácios do manual traça esta sucessão de Bodhidharma ao general chinês Li Jing através de “uma cadeia de santos budistas e heróis marciais”. [9] : p165  A obra em si está cheia de erros anacrônicos e até inclui um personagem popular da ficção chinesa, o ‘Qiuran Ke’ (‘Herói Barbudo’) (虬髯客) , como um mestre de linhagem. [10] Autoridades acadêmicas já na dinastia Qing tomaram nota desses erros. O estudioso Ling Tinkang (1757-1809) descreveu o autor como um “mestre de aldeia ignorante”. [9] : p168  Mesmo assim, a associação de Bodhidharma com as artes marciais só se tornou generalizada como resultado da serialização de 1904-1907 do romance As Viagens de Lao Ts’an na Illustrated Fiction Magazine : [11]

Uma das narrativas históricas de Shaolin mais recentemente inventadas e conhecidas é uma história que afirma que o monge indiano Bodhidharma, o suposto fundador do Budismo Chan (Zen) chinês, introduziu o boxe no mosteiro como uma forma de exercício por volta de 525 dC. A história apareceu pela primeira vez em um romance popular, The Travels of Lao T’san , publicado como uma série em uma revista literária em 1907. Esta história foi rapidamente adotada por outros e espalhada rapidamente através da publicação em um popular manual de boxe contemporâneo, Secrets of Shaolin. Métodos de boxe e a primeira história da cultura física chinesa publicada em 1919. Como resultado, tem desfrutado de vasta circulação oral e é uma das mais “sagradas” das narrativas compartilhadas nas artes marciais chinesas e de origem chinesa. O facto de esta história ser claramente uma invenção do século XX é confirmado por escritos que datam de pelo menos 250 anos antes, que mencionam Bodhidharma e artes marciais, mas não fazem qualquer ligação entre os dois. [12]


Dinastias Sui e Tang (581–907 DC): monges soldados Shaolin

Durante o curto período da dinastia Sui (581-618), os blocos de construção do kung fu Shaolin assumiram uma forma oficial, e os monges Shaolin começaram a criar seus próprios sistemas de luta. Os 18 métodos de Luohan com forte sabor budista foram praticados pelos monges Shaolin desde essa época, que mais tarde foram usados ​​para criar artes marciais Shaolin mais avançadas. Os monges Shaolin desenvolveram habilidades marciais muito poderosas, e isso se manifestou no final da dinastia Sui.

Como a maioria das mudanças dinásticas, o fim da dinastia Sui foi um momento de convulsão e disputa pelo trono. A evidência mais antiga da participação de Shaolin no combate é uma estela de 728 que atesta duas ocasiões: uma defesa do mosteiro de bandidos por volta de 610 e seu papel na derrota de Wang Shichong na Batalha de Hulao em 621. Wang Shichong declarou-se Imperador . Ele controlava o território de Zheng e a antiga capital de Luoyang . Com vista para Luoyang, no Monte Huanyuan, ficava a propriedade Cypress Valley, que serviu como local de um forte durante o Jin e um comando durante o Qi do Sul . [13] O imperador Wen de Sui concedeu a propriedade a um mosteiro próximo chamado Shaolin para seus monges cultivarem, mas Wang Shichong, percebendo seu valor estratégico, confiscou a propriedade e lá colocou tropas e uma torre de sinalização, além de estabelecer uma prefeitura. chamado Yuanzhou. [13] Além disso, ele reuniu um exército em Luoyang para marchar sobre o próprio Templo Shaolin.

Os monges de Shaolin aliaram-se ao inimigo de Wang, Li Shimin, e retomaram a propriedade Cypress Valley, derrotando as tropas de Wang e capturando seu sobrinho Renze. Sem o forte em Cypress Valley, não havia nada que impedisse Li Shimin de marchar sobre Luoyang após a derrota do aliado de Wang, Dou Jiande, na Batalha de Hulao , forçando Wang Shichong a se render. O pai de Li Shimin foi o primeiro imperador Tang e o próprio Shimin se tornou o segundo . Depois disso, Shaolin desfrutou do patrocínio real dos Tang.

Embora a Estela do Mosteiro Shaolin de 728 ateste esses incidentes em 610 e 621, quando os monges se envolveram em combate, ela não alude ao treinamento marcial no mosteiro, ou a qualquer técnica de luta em que seus monges se especializaram. Nem quaisquer outras fontes dos períodos Tang, Song e Yuan fazem alusão ao treinamento militar no templo. De acordo com Meir Shahar , isso é explicado por uma confluência da moda Ming tardia para enciclopédias militares e, mais importante, pelo recrutamento de civis irregulares, incluindo monges, como resultado do declínio militar Ming no século XVI. [14] Estelas e evidências documentais mostram que os monges adoraram historicamente a forma de “Rei Kinnara ” do Bodhisattva Vajrapani como o progenitor de seu cajado e estilos de luta com as mãos nuas. [9]

Dinastia Ming (1368-1644)

Dos séculos VIII ao XV, nenhuma fonte existente documenta a participação de Shaolin em combate; então, os séculos 16 e 17 viram pelo menos quarenta fontes existentes atestando que, não apenas os monges de Shaolin praticavam artes marciais, mas a prática marcial havia se tornado um elemento tão integrante da vida monástica de Shaolin que os monges sentiram a necessidade de justificá-la criando novos tradição budista. [14] Referências às artes marciais Shaolin aparecem em vários gêneros literários do final da dinastia Ming: os epitáfios dos monges guerreiros Shaolin, manuais de artes marciais, enciclopédias militares, escritos históricos, diários de viagem, ficção e até poesia. [14]

Estas fontes, em contraste com as do período da dinastia Tang , referem-se aos métodos de combate Shaolin desarmados, com a lança , e com a arma que era o forte dos monges Shaolin e pela qual se tinham tornado famosos, o bastão . [3] [14] Em meados do século 16, especialistas militares de toda a China Ming viajavam para Shaolin para estudar suas técnicas de combate.

Por volta de 1560, Yu Dayou viajou para o Mosteiro Shaolin para ver com seus próprios olhos as técnicas de luta de seus monges, mas as achou decepcionantes. Yú retornou ao sul com dois monges, Zongqing e Pucong, a quem ensinou o uso do cajado durante os três anos seguintes, após os quais Zongqing e Pucong retornaram ao Mosteiro Shaolin e ensinaram a seus irmãos monges o que haviam aprendido. O historiador de artes marciais Tang Hao traçou o estilo de equipe Shaolin Five Tigers Interception aos ensinamentos de Yú. carece de fontes ]

O mais antigo manual existente sobre Shaolin kung fu, a Exposição do Método Original do Bastão Shaolin [15] foi escrito por volta de 1610 e publicado em 1621 a partir do que seu autor Chéng Zōngyóu aprendeu durante uma estadia de mais de dez anos no mosteiro.

As condições de ilegalidade em Henan – onde está localizado o Mosteiro Shaolin – e nas províncias vizinhas durante o final da dinastia Ming e em toda a dinastia Qing contribuíram para o desenvolvimento das artes marciais. Meir Shahar lista as artes marciais tai chi , Chang Family Boxing, Baguaquan , Xingyi quan e bajiquan como originárias desta região e deste período de tempo. [14]

Piratas

Veja também: 

ataques de Jiajing wokou

Entre as décadas de 1540 e 1560, piratas conhecidos como wokou atacaram as costas leste e sudeste da China numa escala sem precedentes.

O geógrafo Zheng Ruoceng fornece a mais detalhada das fontes do século XVI que confirmam que, em 1553, Wan Biao, vice-comissário-chefe da Comissão Militar Principal de Nanjing, iniciou o recrutamento de monges – incluindo alguns de Shaolin – contra os piratas. [14] Monges guerreiros participaram de pelo menos quatro batalhas: na Baía de Hangzhou na primavera de 1553 e no delta do rio Huangpu em Wengjiagang em julho de 1553, Majiabang na primavera de 1554 e Taozhai no outono de 1555. [14]

Os monges sofreram a sua maior derrota em Taozhai, onde quatro deles caíram em batalha; seus restos mortais foram enterrados sob a Stūpa dos Quatro Monges Heróicos ( Si yi seng ta ) no Monte She, perto de Xangai . [14]

Os monges obtiveram sua maior vitória em Wengjiagang. [14] Em 21 de julho de 1553, 120 monges guerreiros liderados pelo monge Shaolin Tianyuan derrotaram um grupo de piratas e perseguiram os sobreviventes durante dez dias e trinta quilômetros. [14] Os piratas sofreram mais de cem baixas e os monges apenas quatro. [14]

Nem todos os monges que lutaram em Wengjiagang eram de Shaolin e surgiram rivalidades entre eles. Zheng narra a derrota de Tianyuan contra oito monges rivais de Hangzhou que desafiaram seu comando. Zheng classificou Shaolin em primeiro lugar entre os três principais centros budistas de artes marciais. [14] Zheng classificou Funiu em Henan em segundo e Monte Wutai em Shanxi em terceiro. Os monges Funiu praticavam técnicas de bastão que aprenderam no Mosteiro Shaolin. Os monges Wutai praticavam a Lança da Família Yang (楊家槍; pinyin : Yángjiā qiāng).


Conteúdo

Monges Shaolin demonstram kung fu.

O templo Shaolin tem dois legados principais: Chan (禅), que se refere ao Budismo Chan , a religião de Shaolin, e Quan (拳), que se refere às artes marciais de Shaolin. Em Shaolin, estas não são disciplinas separadas e os monges sempre seguiram a filosofia da unificação de Chan e Quan (禅拳合一; chan quan he yi ). Num ponto de vista mais profundo, Quan é considerado parte do Chan. Como disse o falecido monge Shaolin Suxi nos últimos momentos de sua vida: “Shaolin é Chan, não Quan”.

Do lado Quan (marcial), o conteúdo é abundante. Uma classificação usual de conteúdos é:

  1. Habilidades básicas (基本功; jīběn gōng ): incluem resistência, flexibilidade e equilíbrio, que melhoram as habilidades do corpo na realização de manobras marciais. No kung fu Shaolin, as habilidades de flexibilidade e equilíbrio são conhecidas como ” habilidades infantis ” (童子功; tóngzǐ gōng ), que foram classificadas em 18 posturas.
  2. Habilidades de poder (气功; qìgōng ): Estas incluem:
    • Meditação Qigong: A meditação Qigong em si tem dois tipos, interna (内; nèi ), que é meditação estacionária, e externa (外; wài ), que são métodos de meditação dinâmica como o exercício Shaolin de quatro partes ( si duan gong ), oito seções brocado (八段锦; bā duàn jǐn ), escrituras de mudança muscular de Shaolin (易筋经; yì jīn jīng ) e outros.
    • As 72 artes: incluem 36 exercícios suaves e 36 exercícios duros, que são conhecidos como qigong suave e duro.
  3. Habilidades de combate (拳法; quánfǎ , “habilidades”): incluem várias rotinas ( estilos ) com as mãos nuas, com armas e com as mãos nuas versus armas e seus métodos de combate (散打; sàndǎ ).

Estilos

Os estilos Shaolin consistem em muitas formas e técnicas de animais diferentes. Wing Chun é amplamente popular em parte devido à série de filmes de sucesso feita e produzida na China Ip Man , nomeada em homenagem ao primeiro professor de Wing Chun ( Yip Man ) de Bruce Lee , o mais famoso praticante da arte.

Como o sistema usual de artes marciais chinesas, os métodos de combate Shaolin são ensinados através de formas (套路; tàolù ). Os formulários que estão tecnicamente intimamente relacionados são acoplados e considerados do mesmo subestilo. Geralmente são chamadas de formas pequenas e grandes, como o pequeno e grande hong quan, que juntos formam o estilo Shaolin hong quan, e o pequeno e grande pao quan, etc. Existem também alguns estilos com uma forma, como taizu chang quanto. Na verdade, esses estilos não são completos ou autônomos, são apenas uma classificação de diferentes formas de kung fu Shaolin com base em seus conteúdos técnicos.

O kung fu Shaolin tem mais de centenas de estilos existentes. Há documentação registrada de mais de mil formas existentes, o que faz de Shaolin a maior escola de artes marciais do mundo. Na dinastia Qing (1644–1911), os monges Shaolin escolheram 100 dos melhores estilos de kung fu Shaolin. Em seguida, eles selecionaram os 18 mais famosos deles. No entanto, cada linhagem de monges Shaolin sempre escolheu seus próprios estilos. Cada estilo ensina métodos únicos para lutar (散打; sàndǎ ) e manter a saúde através de uma ou algumas formas . Para aprender um sistema completo, os monges Shaolin dominam vários estilos e armas. Os estilos mais famosos de Shaolin kung fu são:

Lista de estilos conhecidos

  • As 18 mãos de Arhat (罗汉十八手; luóhàn shíbā shǒu ): conhecido como o estilo mais antigo.
  • Estilo Flood (洪拳; hóngquán ): com a forma pequena (小洪拳; xiǎo hóngquán ) conhecida como filho dos estilos, e a forma grande (大洪拳; dà hóngquán ) conhecida como a mãe dos estilos,
  • Estilo explosivo (炮拳; pàoquán ): conhecido como o rei dos estilos,
  • Estilo de Armas Penetrantes (通臂拳; tōngbìquán ),
  • 7 estrelas e estilo Long Guard the Heart and Mind Gate (七星 & 长护心意门拳; qī xīng & cháng hù xīn yì mén quán ),
  • Estilo Flor de Ameixeira (梅花拳; méihuāquán ),
  • Estilo Enfrentando e Sol Brilhante (朝&昭 阳拳; cháo & zhāo yáng quán ),
  • Estilo Arhat (罗汉拳; luóhànquán ): conhecido como o estilo mais representativo,
  • Estilo Vajrapani (金刚拳; jīn’gāngquán ),
  • Estilo de longo alcance do imperador (太祖长拳; tàizǔ chángquán ): conhecido como o estilo mais gracioso,
  • Estilo de 6 partidas (六合拳; liùhéquán ),
  • Estilo suave (柔拳; róuquán ),
  • Estilo mental (心意拳; xīnyìquán )
  • Estilos imitativos (象形拳; xiàngxíngquán ) (incluindo Dragão, Tigre, Leopardo, Águia, Macaco, Louva-a-deus, etc.),
  • Estilo bêbado (醉拳; zuìquán ),

e muitos outros estilos.

Kung fu interno e externo

Huang Zongxi descreveu as artes marciais em termos de Shaolin ou artes “externas” versus Wudang ou artes internas em 1669. [16] Desde então, Shaolin tem sido popularmente sinônimo do que são consideradas artes marciais chinesas externas, independentemente de serem ou não. nem o estilo específico em questão tem qualquer ligação com o Mosteiro Shaolin . Alguns dizem que não há diferenciação entre os chamados sistemas internos e externos das artes marciais chinesas, [5] [17] enquanto outros professores conhecidos sustentam a opinião de que são diferentes. Por exemplo, o professor de Taijiquan Wu Jianquan :

Aqueles que praticam Shaolinquan saltam com força e força; pessoas que não são proficientes nesse tipo de treinamento logo perdem o fôlego e ficam exaustas. Taijiquan é diferente disso. Esforce-se pela quiescência do corpo, da mente e da intenção. [18]

Influência em outras artes marciais

Algumas linhagens do caratê têm tradições orais que reivindicam origens Shaolin. [19] As tradições das artes marciais no Japão , Coreia , Sri Lanka e certos países do Sudeste Asiático citam a influência chinesa transmitida por monges budistas. [20] [21]

Desenvolvimentos recentes no século 20, como o Shorinji Kempo (少林寺拳法) praticado no Sohonzan Shorinji do Japão (金剛禅総本山少林寺), ainda mantém laços estreitos com o Templo Song Shan Shaolin da China devido a ligações históricas. [22] O Grupo Japonês Shorinji Kempo recebeu reconhecimento na China em 2003 por suas contribuições financeiras para a manutenção do edifício histórico do Templo Song Shan Shaolin. [23]

Na cultura popular

Vários filmes foram produzidos, principalmente durante os anos 70 e início dos anos 80, sobre o kung fu Shaolin. Filmes como 36ª Câmara de Shaolin, O Templo Shaolin e Shaolin Wooden Men. Os filmes modernos incluem Shaolin Soccer e Shaolin. carece de fontes ]

Shaolin influenciou vários rappers, principalmente os membros do Wu Tang Clan.

Shaolin kung fu é um dos estilos usados ​​pelo protagonista de Mortal Kombat, Liu Kang . Seus movimentos Pao Chui, Choy Lay Fut, Monkey Fist e Dragon derivam do Shaolin kung fu. [24]

Monges Shaolin (referidos simplesmente como “monges” no jogo) aparecem no jogo roguelike NetHack , junto com samurais . Eles são uma das duas funções para usar as habilidades das artes marciais, com os monges tendo as habilidades de artes marciais mais poderosas do jogo.

Referências

  1. ^ Canzonieri, Salvatore. “O Surgimento das Artes Marciais Chinesas”. Han Wei Wushu (23).
  2. ^ Henning, Stanley (1999b). “Mitos das artes marciais do Mosteiro Shaolin, Parte I: O Gigante com o Cajado Flamejante” . Jornal da Associação de Pesquisa Chenstyle Taijiquan do Havaí . 5 (1).
  3. bIr para: Henning, Stanley E. (outono de 1999). “Academia encontra as artes marciais chinesas” . Revisão Internacional da China . 6 (2): 319–332. doi : 10.1353/cri.1999.0020 . ISSN  1069-5834 .
  4. ^ Zhāng Kǒngzhāo張孔昭 (c. 1784). Clássico do boxe: métodos essenciais de boxe 拳經拳法備要 Quánjīng Quánfǎ Bèiyào (em chinês).
  5. bIr para: Kit, Wong Kiew (2002). Arte de Shaolin Kung Fu: Os segredos do Kung Fu para autodefesa, saúde e iluminação .
  6. ^ Ordem do Shaolin Ch’an (2004, 2006). O Texto do Grande Mestre Shaolin: História, Filosofia e Gung Fu de Shaolin Ch’an. Óregon.
  7. ^ Canzonieri, Salvatore (fevereiro-março de 1998). “História das artes marciais chinesas: da dinastia Jin ao período de desunião”. Han Wei Wushu . 3 (9).
  8. ^ “Conexão Indiana do Shaolin Kung fu” . Arquivado do original em 29 de outubro de 2020 . Recuperado em 15 de maio de 2020 .
  9. cIr para: Shahar, Meir (2008). O Mosteiro Shaolin: História, Religião e Artes Marciais Chinesas . Honolulu: University of Hawai’i Press. ISBN 978-0824831103.
  10. ^ Liu, James JY (1967). O Cavaleiro Errante Chinês . Londres: Routledge e Kegan Paul. pp. 87–88. ISBN 0-2264-8688-5.
  11. ^ Henning 1994 .
  12. ^ Henning & Verde 2001 , pág. 129.
  13. bIr para: Shahar, Meir (2000). “Epigrafia, historiografia budista e monges lutadores: o caso do mosteiro Shaolin”. Ásia Maior . Terceira Série. 13 (2): 15–36.
  14. lIr para: Shahar, Meir (dezembro de 2001). “Evidência do Período Ming da Prática Marcial Shaolin” . Jornal de Estudos Asiáticos de Harvard . Harvard Journal of Asiatic Studies, vol. 61, nº 2. 61 (2): 359–413. doi : 10.2307/3558572 . ISSN0073-0548  . JSTOR3558572  . S2CID  91180380 .
  15. ^ Chéng Zōngyóu程宗猷 (c. 1621). Exposição do Método Original do Cajado Shaolin 少林棍法闡宗 Shàolín Gùnfǎ Chǎnzōng (em chinês).
  16. ^ Henning, Stanley (outono-inverno de 1994). “Ignorância, Lenda e Taijiquan” (PDF) . Jornal da Associação de Pesquisa Chenstyle Taijiquan do Havaí . 2 (3): 1–7. Arquivado do original (PDF) em 23 de fevereiro de 2011.
  17. ^ Francisco, BK (1998). Poder das artes marciais internas: segredos de combate de Ba Gua, Tai Chi e Hsing-I . Livros do Atlântico Norte.
  18. ^ Woolidge, Doug (junho de 1997). “T’AI CHI A Revista Internacional de T’ai Chi Ch’uan Vol. 21 No. 3” . Tai Chi . Publicações Wayfarer. ISSN0730-1049  . _
  19. ^ Bispo, Marcos (1989). Karatê de Okinawa: professores, estilos e técnicas secretas . A&C Black, Londres. ISBN 0-7136-5666-2.
  20. ^ “Kungfu Shaolin” . www.shine.cn . 20 de janeiro de 2017. Arquivado do original em 30 de abril de 2018 . Recuperado em 30 de abril de 2018 .
  21. ^ “Cheena di | Banco de dados de artes marciais” . 10 de dezembro de 2017. Arquivado do original em 10 de dezembro de 2017 . Recuperado em 30 de abril de 2018 .
  22. ^ “Comemoração do 50º aniversário do Shorinji Kempo” . Arquivado do original em 8 de julho de 2006 . Recuperado em 25 de maio de 2006 .
  23. ^ “Prêmio de Amizade em Nível Estadual da China concedido ao Presidente do Grupo Shorinji Kempo” . Arquivado do original em 12 de março de 2007 . Recuperado em 25 de maio de 2006 .
  24. ^ “Shaolin, a Influência – Videogames” . depts.washington.edu . Recuperado em 13 de agosto de 2023 .

links externos